quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Fidel acredita em Obama mas diz que este deixou muitas perguntas sem resposta

Há três meses que Fidel não marcava a actualidade com as suas declarações. Ontem voltou a falar para dizer que acredita em Obama mas que este deixou muitas perguntas sem resposta.

Fidel CastroO líder cubano Fidel Castro, que voltou ontem a escrever artigos depois de uma longa pausa, afirmou não ter dúvidas sobre a honestidade do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas destacou que ele deixou muitas perguntas sem resposta.

"Expressei que não tinha, pessoalmente, a menor dúvida da honestidade com que Obama expressava as suas ideias, mas que, apesar das suas nobres intenções, restavam muitas perguntas por responder", afirma Fidel num artigo publicado no site Cubadebate.

No texto, dedicado à visita de quatro dias da presidente argentina Cristina Fernández, Fidel Castro cita como exemplo das dúvidas "como pode um sistema consumista por excelência preservar o meio ambiente".

De acordo com Cristina Fernández, Fidel Castro, que se declarou inimigo dos oito presidentes norte-americanos anteriores, afirmou no encontro que teve com a presidente argentina que assistiu «com muita atenção» à cerimónia pela televisão e considera que o discurso de Obama foi «sincero».

O encontro com Cristina Fernández, que segundo Fidel durou 40 minutos, e o artigo, tentam acabar com os boatos sobre a saúde do comandante de 82 anos, afastado do poder devido a uma grave doença intestinal.

Sem comentários: