quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Soares Franco cumpriu 81,25% das promessas

A 28 de Abril de 2006, Filipe Soares Franco foi o escolhido, por 74,2 por cento dos associados que exerceram o seu direito de voto, para cumprir um mandato de três anos na presidência do Sporting, tendo como base um projecto virado para o combate ao passivo de 280 milhões de euros que ameaçava manietar desportiva e financeiramente o futuro do clube.

Hoje, a pouco mais de quatro meses de novo acto eleitoral e quando Soares Franco se prepara para anunciar a sua recandidatura ao cargo - será conhecida amanhã -, O JOGO apresenta-lhe o balanço entre as promessas eleitorais cumpridas e as que estão por cumprir, sendo que o resultado, esse, é inequívoco: 81,25 por cento das promessas eleitorais foram cumpridas.

Do ponto de vista financeiro, o epílogo da restruturação financeira, que esteve a ser negociada nos dois últimos anos, está à espera da aprovação em Assembleia Geral da passagem da Sporting Comércio e Serviços - e respectivos direitos televisivos - para a SAD e da emissão de VMOC's (Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíeis), assim como dos encaixes de 25 M€ da MDC (empresa com a qual o Sporting negociou os terrenos do antigo estádio) e de 24M€ provenientes da Câmara Municipal de Lisboa.

Aí sim, estarão reunidas as condições para um corte no passivo de 104 milhões de euros e que actualmente está fixado nos 245 M€, algo que deverá acontecer até Junho, indo assim de encontro ao grande objectivo de Soares Franco. Por concretizar, entre as promessas eleitorais efectuadas em 2006, ficará a construção do pavilhão multidesportivo, o lançamento de novos meios (revista e canal de televisão) e a criação da figura do provedor do sócio.

No âmbito desportivo, o líder leonino manteve-se fiel aos pressupostos que sempre defendeu: a conservação dos principais activos provenientes da formação e a estabilização do futebol sénior em torno da sua equipa técnica, apoiando incondicionalmente Paulo Bento. A internacionalização da marca Sporting (ver peça à parte nesta edição), com a expansão para o continente africano, acabou por ser a derradeira conquista neste mandato, que está prestes a terminar com um balanço significativamente positivo - pelo menos, as estatísticas assim o ditam, abrindo o caminho para uma recandidatura coroada de sucesso.

Promessas de Franco

Gestão económica

Cumpridas:

Diminuição do passivo em cerca de 104 milhões de euros

Resolução do diferendo com a Câmara Municipal de Lisboa

Reorganização da estrutura empresarial do grupo

Campanha de angariação de sócios

Renegociação da dívida à banca

Reformulação do jornal "Sporting" e da página oficial do clube na Internet

Contacto com os Núcleos e Filiais do clube mais efectivo

Por cumprir:

Construção de pavilhão multidesportivo

Lançamento de revista e canal de televisão em modelos auto-sustentados

Criação da figura do provedor do sócio

Gestão desportiva

Cumpridas:

Conservar os principais activos provenientes da formação

Estabilizar o futebol sénior em volta da sua equipa técnica e jogadores.

Equipa de futebol profissional com elevado número de jogadores da formação

Projecto de escolas de futebol Academia Sporting a nível nacional

Internacionalização da marca Sporting através da expansão do projecto Academia Sporting

Aposta no ecletismo

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