sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Tributo ao General Humberto Delgado marca os 44 anos do seu assassinato

Este evento marca os 44 anos do assassinato de Humberto Delgado e terá lugar em Vila Nueva del Fresno, próximo de Badajoz, local onde o general foi enterrado.

Directamente de Roma, em Itália, o prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo participará na homenagem, proferindo um discurso em português e inglês, e dirigirá ainda algumas palavras a todos os militares portugueses em missões internacionais de paz.

Segue-se o discurso de Iva Delgado, filha do general Humberto Delgado e presidente da Fundação Humberto Delgado.

Outras altas individualidades militares prestarão também a sua homenagem ao general Humberto Delgado, nomeadamente, o general Bação da Costa Lemos, ex-Chefe do Estado Maior do Exército, o general pára-quedista Fausto Marques, antigo Comandante do Regimento de Pára-quedistas e também o general Monteiro Valente, antigo 2º Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana.

Na homenagem participam ainda António Arnaut, ex-ministro dos Assuntos Sociais, Jaime Ramos, ex-Governador Civil de Coimbra e Moita Flores, presidente da Câmara Municipal de Santarém e ex-inspector da Polícia Judiciária.

Dalila Cabrita Mateus, historiadora e Investigadora do Centro de Estudos da História Contemporânea Portuguesa, onde estão reúnidos os arquivos da PIDE e de Salazar, participará também no tributo, à semelhança de professores universitários como Carlos Fernandes, da Universidade de Aveiro, ou Batel Marques, da Universidade de Coimbra.

Durante este evento será difundida a única gravação radiofónica do general Humberto Delgado, guardada por mais de 30 anos por Montalvão Machado, que também estará presente.

No mesmo dia, mas em horários diferentes, as entidades espanholas farão também uma homenagem ao general.

O general Humberto Delgado foi assassinado em Badajoz por uma brigada da PIDE, a 13 de Fevereiro de 1965.

Esta cerimónia poderá ser seguida em directo pelos cinco continentes através do site da Rádio Regional Sanjoanense, em www.oregional.pt/regional.htm, ou através da Rádio Botaréu, em www.radiobotareufm.com.

In Lusa/SOL

Sem comentários: