segunda-feira, 18 de maio de 2009

Bettencourt avança já hoje

Estão dissipadas quaisquer dúvidas sobre esta matéria: José Eduardo Bettencourt vai apresentar hoje a sua candidatura à presidência do Sporting. O antigo administrador executivo da SAD contactou ontem os órgãos de comunicação social, agendando para hoje a realização de uma conferência de imprensa, a ter lugar no Hotel Tivoli, em Lisboa, pelas 20 horas.

Apesar de ainda faltarem alguns pormenores na composição das listas lideradas por Bettencourt, o anúncio oficial será feito, ultrapassadas que estão todas as condicionantes que poderiam travar tal decisão - desvinculação do Santander, parceria com Ribeiro Telles e manutenção de Paulo Bento, sobretudo -e, a seu lado, o candidato à presidência do Sporting terá Rogério Alves, que concorre a novo mandato como presidente da mesa da Assembleia Geral. Significativa, também, é a origem do e-mail que ontem chegou às redacções dos jornais: foi enviado por Ernesto Ferreira da Silva, antigo presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar, assim como da Comissão do Centenário, que chegou a ser equacionado como eventual solução de consenso para a sucessão de Filipe Soares Franco. Está consumado, então, outro apoio importante, de alguém que foi visto como figura central de outras potenciais alternativas.

Assim, a cerca de três semanas do acto eleitoral, fica clarificado o cenário do processo de decisão relativo ao futuro imediato do Sporting, que será, provavelmente, uma corrida a dois. Mediante a disponibilidade de José Eduardo Bettencourt, Pedro Pinto Souto deverá renunciar - ver caixa -, restando apenas Paulo Pereira Cristóvão para fazer frente ao elenco gerado pelo actual Conselho Directivo. Depois de tantos avanços e recuos, de uma constante profusão de potenciais candidaturas, a escolha dos associados leoninos será, assim, mais simples.

De um lado, Bettencourt, aclamado como candidato da continuidade, mas empenhado em promover profundas alterações nos processos de gestão do universo leonino, do outro, a figura escolhida para congregar algumas das tendências que não se revêem na forma como os destinos do clube são conduzidos desde que José Roquette criou a Sporting, SAD.

A verdadeira campanha tem início já hoje.

In INFORDESPORTO

Sem comentários: