terça-feira, 12 de maio de 2009

Um Voto de consciencia

Linhas Estratégicas AAS

1. Reforma do Conselho Leonino

a) Transformação do Conselho Leonino num alargado grupo de trabalho, verdadeiro
Fórum de Debate de ideias ao serviço do clube e da sua Direcção.

b) Fruto da diversidade de profissões representadas neste orgão poderá e deverá ser
um espaço gerador de sinergias entre os seus membros de forma a ajudar o clube a atingir os seus objectivos, através da criação de diversos grupos de trabalho tendo em vista a apresentação de propostas ao Conselho Directivo sobre questões relevantes da actividade do clube – Conforme Estatutos do Sporting Clube de Portugal, artigo 63º, número 1, alínea e).

2. Desenvolvimento de uma maior interacção e colaboração com o Conselho
Directivo e demais órgãos sociais do clube.

3. Defesa das seguintes medidas estratégicas:

- Sócios e Adeptos o Estudar medidas que viabilizem a recuperação de sócios do clube que entretanto tenham desistido de o ser, ou que tenham quotas em atraso há 12 meses ou mais.

- Terminar com a Gamebox de Adepto mantendo a Gamebox Sócio, como forma
de potenciar o actual número de sócios.

- Criar a Gamebox Núcleo, onde cada Núcleo poderá atribuir a um seu sócio a
mesma para um determinado jogo, permitindo que a mesma Gamebox sirva
diversos sócios dos Núcleos ao longo da época. O Prestar apoio à transformação dos núcleos, em verdadeiros Front-Offices do clube, tendo possibilidades de vender bilhetes / Gameboxes, merchandising e efectuar a cobrança de quotas. Ligação em rede de todos os núcleos do país e do estrangeiro para melhor interacção Núcleos/Clube poderia facilitar a implementação de tal medida.

- Convocar um ou dois jogadores extra para as deslocações fora da equipa
profissional de futebol de molde a que estes se possam deslocar aos núcleos da
zona que tiverem eventos de convívio organizados.
o Estabelecimento de protocolos com a CP para que os sócios do clube tenham
descontos em viagens nos dias de jogo.

- Desenvolvimento de um canal de Televisão Online, como forma de transmitir
jogos de diversas camadas jovens das modalidades e das equipas principais de
modalidades em que participem atletas do clube e cujos direitos televisivos não
estejam cedidos. Potenciar receitas neste canal, através da publicidade.

- Promover discussão sobre a reforma estatutária do clube.
Modalidades : É crucial, de forma a assegurar o ecletismo do clube, a construção de um pavilhão junto do actual estádio. Até ao final do ano de 2009, deverá estar
estipulado qual o terreno disponível para tal.

- Lobby - Desenvolvimento de negociações com a Câmara Municipal de Lisboa
para acelerar este processo, como forma de compensar o Sporting Clube de
Portugal de adiamentos anteriores de decisões importantes para o clube que o
prejudicaram

- Permitir o naming do Pavilhão para um determinado número de anos como
forma de financiamento daquele.

- Fomentar o desenvolvimento de modalidades amadoras, com especial enfoque
nos jovens, através dos Núcleos do território nacional :
Estudar a viabilidade da regionalização da formação nas modalidades
“amadoras” por zonas de influência, procurando sinergias autárquicas (Exemplo: Formação de Basket em Aveiro, Formação de Volley em Guimarães, etc).

Sustentabilidade Financeira do clube
- Relação Clube vs SAD: Actualmente, o clube cede à Sporting SAD 75% da sua
quotização. Pretendemos aumentar gradualmente a percentagem de quotização
que fica no clube, no caso de algum activo do clube passar para a SAD, de forma
a manter fontes de receita para o clube.
o Estabelecimento de serviços partilhados no «Grupo Sporting», onde os custos
seriam divididos pelas sociedades que os utilizam.
Exemplo : Departamento Jurídico, Secretaria do Clube, Central de
Compras Indirectas

- Diminuição do número de empresas no Grupo Sporting, reforçando a eficiência
da Organização.

- Redução de prémios milionários que alguns quadros superiores da Sporting SAD
recebem por via de objectivos cumpridos pela equipa de futebol profissional.

- Redução de custos fixos, através da aposta em energias renováveis, seja na
Academia seja no Estádio, ao mesmo tempo que se defende a Responsabilidade
Social / Ambiental do clube na Sociedade Civil, bem como apostando na redução
dos custos com comunicações móveis, fixas, internet e TV, abrindo concurso
público entre os diversos operadores.

Comunicação e Marketing
- Desenvolvimento e integração da politica de comunicação do clube com a sua
área de Marketing.

- Desenvolvimento de política de merchandising próprio e exclusivo, baseado na
originalidade dos seus produtos e na competitividade de preços.

- Revitalização da Loja Oficial do clube e sua promoção comercial com o Museu
(Exemplo : entrega de vouchers de desconto na compra de produtos a quem
visitar o Museu).

- Criação de merchandising específico alusivo a modalidades.
o Permitir às modalidades amadoras obterem parte da receita do merchandising,
na proporção dos seus orçamentos

Futebol Nacional

- Defesa de um novo sistema de licenciamento no futebol nacional para:
Limitar o investimento nas equipas a uma percentagem do seu orçamento no ano transacto.

- Demonstração financeira bimensal, perante a Liga de Clubes, evidenciando a normalidade da situação do clube.

- Obrigatoriedade de quotas (com crescimento gradual) de jogadores
provenientes das escolas dos clubes nas camadas seniores, indo de
encontro à recente proposta 6+5 da FIFA.

- Estabelecer, por parte de entidade externa à Liga, uma política de
acompanhamento e coaching aos clubes que não consigam cumprir com as

- regras de licenciamento definidas para a época em curso, privilegiando esta
abordagem por oposição à multa pecuniária e demais sanções. Esta medida
permitirá, igualmente, antecipar atempadamente problemas financeiros dos
clubes.

- Apoiar, a título experimental, a realização de jogos recorrendo à utilização de
tecnologias modernas, à imagem do que se vai fazendo em Inglaterra, no sentido
de evitar dúvidas e polémicas.

JL Velha Guarda
Sporting Sempre

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