segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sri Lanka: Líder tamil morto pelo exército

O líder do movimento de guerrilha dos Tigres Tamil do Sri Lanka, Velupillaï Prabhakaran , foi morto hoje por tropas governamentais, anunciou um alto responsável militar cingalês citado pela agência France Press.

Prabhakaran foi morto quando tentava fugir numa ambulância juntamente com dois dos seus colaboradores da zona onde tinha sido cercado pelo Exército do Sri Lanka , no nordeste da ilha, referiu a mesma fonte.

"Foi morto com outros dois no veículo. Haverá posteriormente um anúncio oficial", disse à AFP a fonte do Ministério da Defesa do Sri Lanka, que pediu para não ser identificada.

O Exército tinha anunciado anteriormente que Velupillaï Prabhakaran estava cercado numa zona minúscula do nordeste da ilha.

Hoje de manhã, o cadáver do seu filho, Charles Anthony, de 24 anos, foi encontrado pelo Exército cingalês na minúscula área de menos de um km2 no nordeste do país.

Os Tigres Tamil reconheceram domingo ter cessado o combate contra o Exército governamental no seu minúsculo enclave do nordeste da ilha, admitindo assim a derrota militar após 37 anos de conflito separatista.

In Expresso

Sem comentários: