terça-feira, 19 de maio de 2009

JEB

Nem Beyoncé, hospedada no mesmo Hotel Tivoli, atraiu tantos jornalistas e repórteres fotográficos. Ontem, a estrela foi José Eduardo Bettencourt, o último candidato anunciado à presidência do Sporting e grande favorito à sucessão de Filipe Soares Franco. Bettencourt e também Paulo Bento, "o guerrilheiro corajoso e militante que veste a camisola", nas palavras do candidato, de 48 anos.

Só nas urnas se saberá quanto vale, de facto, o antigo quadro do Banco Santander-Totta (e a bandeira Paulo Bento, já agora) mas, a julgar pela quantidade e diversidade de personalidades da vida leonina que conseguiu ontem reunir, não estará muito longe da unanimidade, isto apesar de Paulo Cristóvão e Pedro Souto ainda estarem formalmente na corrida - Souto, no entanto, tem um convite de Bettencourt para entregar o seu Conselho Directivo.

Dias Ferreira, por outro lado, diz que ainda pondera candidatar-se - no último acto eleitoral também ponderou até desistir a favor de Soares Franco nos últimos dias da campanha.

Bettencourt, que administrou a SAD entre 2001 e 2004, conquistando pelo meio o título de campeão nacional, uma Taça e uma Supertaça, sentiu ontem o apoio presencial de todos os membros dos órgãos sociais, à excepção de Soares Franco. Além de figuras ligadas à formação no futebol e às modalidades.

Confidencialidade Mesmo prometendo o título para o ano, depois de quatro vice-campeonatos, Bettencourt disse considerar o Sporting já um campeão: "Um campeão dos valores."

E acrescentou a característica que considera essencial na equipa dirigente que quer presidir: "a confidencialidade". "Hoje tudo se sabe, eu vou exigir confidencialidade." Sabe-se o que vai exigir mas não a quem. "Não sei qual será a equipa. Mas o plantel terá 24 jogadores", desviando o assunto do gabinete para o campo. E um treinador escolhido, a fazer fé no slogan "Paulo Bento forever", que lançou ainda durante a manhã.

salário tabu Nas últimas horas, porém, também o assunto da remuneração de Bettencourt, em caso de triunfo eleitoral, foi trazido a lume. Nomeadamente pela imprensa e pelo outro candidato Paulo Cristóvão. Falou--se em 800 mil euros por época.

"Não sei quanto vou ganhar, só sei quanto é que perdi", disse o economista. Antes, Ernesto Ferreira da Silva, mandatário da campanha e membro do Conselho Leonino, perante as perguntas dos jornalistas sobre o tema dinheiro interrompera, escudando Bettencourt. "O Dr. Bettencourt, aquando da anterior passagem pelo clube, abdicou do prémio de campeão nacional, doando a quantia ao Sporting", disse Ferreira da Silva.

O sportinguismo do candidato seria um tema em foco ao longo da conferência de imprensa. Porque Bettencourt recordou a viagem até Guimarães para festejar o título de 1982 e porque evocou velhas conquistas no andebol e no basquetebol.

Já há uma estrela na corrida eleitoral leonina. A conferência de imprensa acabou e, à mesma hora, Beyoncé começava a cantar no Pavilhão Atlântico.

Sem comentários: